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35ª Sessão Ordinária de 2023
Valdecir
Quarta-feira, 11 de Outubro de 2023



      
PAUTA DA 35ª SESSÃO ORDINÁRIA 2023       

     Data: 16 de outubro de 2023 - Horas: 16:30          

 

 



MATÉRIAS DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL

 

Projeto de Lei 209/2023 Elaboração de Lei de Diretrizes Orçamentárias

Objetivo: Exercício financeiro 2024 – Tramitação Legal

 

Projeto de Lei 216/2023 Altera Lei Municipal nº 2.983/2023 Tramitação Legal

Objetivo: Dispõe sobre o Sistema de Assistência Social

 

Projeto de Lei 220/2023 Altera, Acrescenta e revoga dispositivo Lei Municipal 2.780/2016

Objetivo:  Alterar o uso e a ocupação de solo no município. aguardando 2ª votação

 

Projeto de Lei 221/2023 Nova Redação a Lei Municipal 2.076/2009 - Tramitação Legal

Objetivo:  Alterações no Estatuto do Microempreendedor conforme Leis Federais em vigor 

 

Projeto de Lei 222/2023 LOA - Elaboração da Lei Orçamentária Anual - Tramitação Legal

Objetivo:  Estima receita e fixa despesas para o exercício 2024 em R$ 137.843.372,02  

 

Projeto de Lei 224/2023 Regularizar posse de lotes urbanos – aguardando 2ª votação

Objetivo: Regularização de posse de lotes urbanos do Município no Parque Industrial

 

Projeto de Lei 225/2023 Autoriza abertura de Crédito R$ 1.306.760,00 - Tramitação Legal

Objetivo: Remanejamento de Folha de Pagamento dos Servidores Públicos Municipais

 

Projeto de Lei 226/2023 Autoriza abertura de Crédito R$ 50.000,00 - Tramitação Legal

Objetivo: Remanejamento para repasse financeiro ao Conselho de Segurança Pública

 

Projeto de Lei 227/2023 Autoriza abertura de Crédito R$ 272.226,77 - Tramitação Legal

Objetivo: Lei Fed. Paulo Gustavo, ações emergenciais direcionadas ao setor Cultural

 

Projeto de Lei 228/2023 Autoriza desafetação de imóveis - leitura

Objetivo: Construção da Sede do Corpo de Bombeiros

 

PROPOSIÇÕES DA CÂMARA MUNICIPAL

 

Projeto de Lei 223/2023 Denomina Rodovia Municipal Vereador Eri Dutra/S. Jorge – Tramitação

Autor:  Vereadora Juliane Dandolini   

 

Indicação 75/2023 Pintura Predial da Prefeitura Municipal

Autor: Vereador Marcos Murbak

 

Indicação 76/2023 Reduções da carga horária dos profissionais ACS e ACE e outras providências.

Autor: Vereador Wando

 

Indicação 77/2023: Informações sobre lâmpadas de LED e outras providências

Autor: Vereador Evandro

 

Ato Inaugural da Galeria Lilás em homenagem as Vereadoras que exerceram mandato nesta Casa de Leis

 

Câmara Municipal de São Miguel do Iguaçu-PR, em 11 de outubro de 2023

 

     Anderson Lazzeris                                                     Sônia Severiano Leite

   Presidente Interina                                                 Auxiliar de Administração

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09/12/2025 - 16ª Sessão Extraordinária de 2025
 PAUTA DA 16ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA 2025  Em 09 de dezembro de 2025 - Horas: 09:00                               Projetos de Leis do Executivos todos em segunda votação   Projeto de Lei 513/2025 Programa Café da Manhã na Escola Objetivo: Destinado às Escolas Municipais e dá outras providências   Projeto de Lei 520/2025 Altera Lei Municipal 2.706/2015 e outras providências Objetivo: Extinguir, criar, promover reenquadramento de Cargos e ajustar requisitos de provimento   Projeto de Lei 521/2025 Dispões sobre funcionamento do Cemitério Objetivo: disciplina o funcionamento dos Cemitérios Municipais de São Miguel do Iguaçu.   Projeto de Lei 522/2025 Autoriza realização de PSS para contratação por tempo determinado Objetivo: Contratação de (01 vaga) no cargo de arquiteto e urbanista   Projeto de Lei 523/2025 Abertura de credito adicional especial R$ 2.473.809,06 Objetivo: Execução da Casa da Mulher Paranaense.   Projeto de Lei 524/2025 Desafetação de trecho da Rua Daniel Pivato no Distrito São Jorge Objetivo: Unificação destinado a implantação de equipamento Público Educacional (CMEI)   Projeto de Lei 526/2025 Abertura de crédito adicional R$ 400.000,00 e outras providências Objetivo: Despesas no Terminal Turístico durante a temporada 2025/2026   Câmara Municipal - São Miguel do Iguaçu-PR, em 09 de dezembro de 2025     Juliane Dandolini                                              Sônia Severiano Leite                   Presidente                                                    Auxiliar de Administração    
05/12/2025 - Pauta da 43ª Sessão Ordinária de 2025
 PAUTA DA 43ª SESSÃO ORDINÁRIA 2025  Em 08 de dezembro de 2025 - Horas: 16:00                               MATÉRIAS DO PODER EXECUTIVO   Projeto de Lei 513/2025 Programa Café da Manhã na Escola - Tramitação Legal Objetivo: Destinado às Escolas Municipais e dá outras providências   Projeto de Lei 520/2025 Altera Lei Municipal 2.706/2015 e outras providências - Tramitação Legal Objetivo: Extinguir, criar, promover reenquadramento de Cargos e ajustar requisitos de provimento   Projeto de Lei 521/2025 Dispões sobre funcionamento do Cemitério - Tramitação Legal Objetivo: disciplina o funcionamento dos Cemitérios Municipais de São Miguel do Iguaçu.   Projeto de Lei 522/2025 Autoriza realização de PSS para contratação por tempo determinado - Leitura Objetivo: Contratação de (01 vaga) no cargo de arquiteto e urbanista.   Projeto de Lei 523/2025 Abertura de credito adicional especial R$ 2.473.809,06 - Leitura Objetivo: Execução da Casa da Mulher Paranaense.   Projeto de Lei 524/2025 Desafetação de trecho da Rua Daniel Pivato no Distrito São Jorge - leitura Objetivo: Unificação destinado a implantação de equipamento Público Educacional (CMEI)   Projeto de Lei 526/2025 Abertura de crédito adicional R$ 400.000,00 - leitura Objetivo: Despesas no Terminal Turístico durante a temporada 2025/2026   PROPOSIÇÕES DA CÂMARA MUNICIPAL   Projeto de Lei 525/2025 Denomina Angelo Bongiolo a Estação Rodoviária leitura Autor: Vereador Juninho da Saúde   Projeto de Lei 527/2025 Denomina Fermina Pacheco Cechinel a Capela Mortuária do Cemitério Parque Autora: Vereadora Juliane Dandolini - leitura   Requerimento 09/2025: Votos de Congratulações ao Fotógrafo Fábio Gonzales Autor: Vereador Raulique Farias   Indicação 196/2025: Implantação de Sistema Rotativo (parquímetro), com cobrança simbólica nas vagas de estacionamento, do centro da cidade. Autor: Vereador Wando   Indicação 197/2025: Recape asfáltico e Operação Tapa Buracos no Centro Gaúcha Autor: Vereador Lafaiete Ganda Meira   Indicação 200/2025: Melhorias na sinalização e na identificação por meio de placas em diversos pontos da cidade Autora: Vereadora Juliane Dandolini   Indicação 201/2025: Regularizar ou construir calçadas para pedestres na Avenida Iguaçu. Autor: Vereador Anderson Lazzeris   Indicação 202/2025: Reforma dos banheiros do Ginásio de Esportes no Distrito Santa Rosa do Ocoy. Autor: Vereador Evandro Ghellere   Câmara Municipal - São Miguel do Iguaçu-PR, em 05 de dezembro de 2025     Juliane Dandolini                                                   Sônia Severiano Leite                   Presidente                                                       Auxiliar de Administração
02/12/2025 - Parecer da Comissão de Finanças sobre a LOA 2026
Assunto: Projeto de Lei que “estima a receita e fixa a despesa para o exercício de 2026 e da outras providências”, objeto da Mensagem nº 114/2025.     Senhora Presidente do Poder Legislativo Senhores Vereadores:     A Comissão Permanente de Finanças, Orçamento e Fiscalização se reuniu para analisar o Projeto de Lei Ordinária que recebeu o número 500/2025, e estima a receita e fixa a despesa para o exercício de 2026 e dá outras providências.   Em sede de Capacidade Postulatória, a competência é privativa do Chefe do Poder Executivo na forma da Lei Orgânica Municipal, restando, portanto, satisfeito o juízo de admissibilidade.   A apresentação do presente projeto atende as disposições da Constituição Federal e Lei de Responsabilidade Fiscal, sendo que a estimativa das receitas deve ser estabelecida com base nas receitas próprias do Município, observando as transferências de recursos pelo governo Federal e Estadual.   Desse modo, a despesa deve ser fixada de acordo com o planejamento, ajustados às diretrizes, objetivos, programas e metas da Administração, e de acordo com as disposições contidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Plano Plurianual de Investimento (PPA).   No mérito, considera-se que, inicialmente o orçamento público é um fato puramente econômico ou financeiro, posteriormente (após a criação e a incidência da Lei Orçamentária) torna-se um fato jurídico. Sob seu aspecto político o Orçamento demonstra como serão destinadas as verbas e quais os objetivos sociais a serem alcançados com essa distribuição.   Ainda, impende considerar que leis sobre políticas públicas e execução orçamentária são de iniciativas do poder executivo. A atribuição típica e predominante da Câmara é a 'normativa', isto é, a de regular a administração do Município e a conduta dos munícipes, no que afeta aos interesses locais. A Câmara não administra o Município; estabelece, apenas, normas de administração. Não executa obras e serviços públicos; dispõe, unicamente, sobre a sua execução. Não compõe nem dirige o funcionalismo da Prefeitura; edita, tão-somente, preceitos para sua organização e direção. Não arrecada nem aplica as rendas locais; apenas institui ou altera tributos e autoriza sua arrecadação e aplicação. Não governa o Município; mas regula e controla a atuação governamental do Executivo, personalizado no Prefeito. Assim, no presente projeto compete apenas autorizar ou não a matéria orçamentária, de forma vinculada às exigências constitucionais e legais superiores[1].   Ainda sobre o tema, Regis Fernandes de Oliveira afirma:   Sempre entendemos que o órgão apropriado para fixar as políticas públicas e dar-lhe as diretrizes é o Executivo. Este tem todos os dados em mãos, mantém em seu poder todo o plexo de informações sobre os recursos que possui e como irá empregá-los. Daí, sem sentido se afigura a transferência de tal discussão para o parlamento. O Congresso pode e deve discutir o orçamento, como pela essencial, democrática e republicana. No entanto, não tem elementos para divergir, em essência do governo. Nem pode, porque a execução caberá ao Executivo, que fixa as políticas públicas. Convenhamos que não tem o Poder Legislativo, hoje, estrutura e conhecimentos específicos para alterar, na essência, a proposta da lei de diretrizes orçamentárias e também a proposta de orçamento anual. (Curso de Direito Financeiro. 3 ed. – 2010. p. 447)   Também é oportuno lembrar que os valores gastos com a educação devem ficar no patamar mínimo de 25% (vinte e cinco por cento) e, com saúde, o montante de 15% (quinze por cento) do orçamento, o que foi consignado na proposta considerando as despesas correntes estimadas.   Também foram observadas as normas legais aplicáveis ao regime de precatórios, estando asseguradas as medidas necessárias ao cumprimento das obrigações judiciais, tendo sido destinado o montante do R$6.000.000,00, na dotação 02.062.0022.2054 – Encargos Precatórios e Sentenças Judiciais, valor que, em cotejo com a relação de precatórios apresentada pelo Poder Executivo que deverão ser pagos no exercício 2026, se mostra suficiente e adequado para atender as obrigações judiciais do Município (of. 1027/2025 – PMSMI).   Assim, diante da legalidade, entendemos que nada obsta que os Nobres Pares desta Casa de Leis apreciem o presente projeto de lei.   Neste contexto, a Comissão supracitada, por todos os seus membros manifesta parecer favorável a tramitação e aprovação da matéria sob análise.   Sala das Comissões, 1º de dezembro de 2025.     Edio Carminatti                                                                           Vanderlei dos Santos      Presidente                                                                                        Relator                                               Anderson Nunes Lazzeris          Membro [1] MEIRELLES, Helly Lopes. Direito Municipal Brasileiro, 16a Edição. São Paulo: Editora Malheiros, 2008. Pág. 617/618.
27/11/2025 - 14ª Sessão Extraordinária de 2025
 PAUTA DA 14ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA 2025   Data: 01 de dezembro de 2025 - Horas: 15:40       PROJETOS DE LEIS DO PODER EXECUTIVO   Projeto de Lei 516/2025 Altera e acrescenta dispositivo da Lei Municipal 3700/2023 - 2ª votação Objetivo: Proposta de alteração no Programa Auxílio Gás   Projeto de Lei 517/2025 Institui o Programa Juro Zero - Fase II - 2ª votação Objetivo: Com base na Lei Municipal 3.578/20222 e outras providências   Projeto de Lei 518/2025 Abertura de crédito adicional suplementar R$ 1.458.760,00 - 2ª votação Objetivo: Reforço de dotação/ folha de pagamento do mês de novembro   Projeto de Lei 519/2025 Abertura de crédito ad. suplementar R$ 559.920,00 - 2ª votação Objetivo: Reforço de dotação para pagamento INSS e prestação de serviços na Secretaria de Saúde   PROPOSIÇÕES DA CÂMARA MUNICIPAL   Projeto de Lei 514/2025 Altera Lei Municipal 1.723/2025 - 2ª votação Objetivo: Aperfeiçoar critérios e a documentação exigida - Autor: Vereador Capitão Claudio   Projeto de Lei 515/2025: Denomina Praça Manoel Rosa/Rua David Canarro/Esq.com Rui Barbosa - 2ª votação Autor: Vereador Lafaiete Ganda Meira     Câmara Municipal - São Miguel do Iguaçu-PR,  em o 27 de novembro de 2025           Juliane Dandolini                                                           Sônia S. Leite                        Presidente                                                       Auxiliar de Administração  
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Atualizado Terça-feira, 09 de Dezembro de 2025 às 08:36:56